Com esta publicação, a ideia é te passar uma visão geral sobre o que precisa ser feito para conseguir uma piscina limpa. É um pequeno resumo do trabalho de tratamento da piscina.

Muita gente que constrói uma piscina em casa prefere pagar o trabalho de empresas especializadas em limpeza e tratamento de piscinas para garantir que não terá dores de cabeça neste sentido. Por outro lado, existem pessoas que preferem colocar a mão na massa e limpar a piscina por conta própria.

Se você faz parte deste segundo grupo, que limpa a piscina de fato, esse resumo da limpeza da piscina é pra você!

A frequência da limpeza da piscina

Frequência da limpeza da piscinaA primeira coisa que você precisa saber é a frequência ideal da limpeza da piscina. Para fazer o tratamento de piscinas coletivas, nossa recomendação é que você possa fazer a limpeza pelo menos de dois em dois dias e o motivo é muito simples: quanto mais pessoas usam a piscina, mais cuidados ela precisa.

Em piscinas coletivas a quantidade de sujeira que entra em contato com a água é maior e, consequentemente, o cloro é consumido muito mais rapidamente. Pode até chegar num ponto onde o cloro não é suficiente! Em última análise, em piscinas coletivas fica nítida a maior necessidade de reposição do cloro e também de tratamento físico.

Em piscinas residenciais, com alguma prática, você consegue manter a piscina limpa com um dia de trabalho semanal.

O que fazer para ter a piscina limpa

Passando para a limpeza propriamente dita, precisamos observar o tratamento físico e o tratamento químico da piscina. Vamos ver cada um deles…

Tratamento físico da piscina

Escovar a piscinaCom alguma frequência, algo em torno de uma vez a cada 15 dias, é preciso escovar não só as paredes mas também todo o fundo da piscina. Já falamos sobre a importância da escovação da piscina.

Diariamente, ou o máximo que puder, é bom que você passe a peneira para retirar impurezas da superfície. A peneiração influencia diretamente o resultado final e a facilidade do processo de tratamento como um todo.

É importante também, sempre que houver utilização da piscina, se atentar para a limpeza das bordas que, caso seja negligenciada, se tornará um problema difícil de resolver a posteriori.

Durante toda a semana, a filtração deve funcionar pelo tempo necessário para filtrar todo o volume de água da piscina. Se seu conjunto filtrante consegue filtrar o volume da piscina em 4 horas, deixe a piscina filtrando 4 horas por dia. Se seu conjunto filtrante leva 12 horas para filtrar toda a água da piscina, deixe a piscina filtrando pelo menos 12 horas por dia.

Timer para automatizar a filtração da piscinaVale dizer que existem equipamentos que controlam este tempo de filtração e ligam e desligam a motobomba de maneira automática. Não queremos colocar sua capacidade em questão mas não conte que você conseguirá ligar e desligar a motobomba diariamente no horário correto pois isso é humanamente impossível. Se o seu trocador de calor não faz este controle, existem temporizadores que são feitos exatamente para isso e custam muito pouco.

Tratamento químico da piscina

Medir e corrigir a alcalinidade da piscinaDentro do tratamento químico da piscina, é preciso salientar a importância do controle da alcalinidade total, que deve ser feito pelo menos a cada 15 dias.

É importantíssimo lembrar também da necessidade de controlar o pH da piscina, que deve ser feito pelo menos de 2 em 2 dias.

E o controle do cloro livre na água, que deve ser feito diariamente.

Sim! É preciso controlar o nível de cloro livre na água todos os dias e se possível de manhã e de noite pois é este teor de cloro que impede que você tenha problemas com a piscina turva ou mesmo com a indesejada piscina esverdeada.

Fita teste para medir o cloro livre na piscinaAinda sobre o equilíbrio químico da piscina, separamos uma publicação onde mostramos exatamente quais são os valores ideais para cada um dos parâmetros químicos da piscina. Confira:

Outras coisas que você deve fazer diariamente

  • Verifique se a água está se mantendo cristalina;
  • Passe a peneira na piscina;
  • Não negligencie a filtração. Instale um temporizador para ligar e desligar o filtro todo dia;
  • Adicione cloro à água sempre que necessário;
  • Prefira clorar a água no final do dia, especialmente se o cloro que você usa não é estabilizado;
  • Aprenda como escolher o melhor cloro para sua piscina.

Outras coisas que você pode fazer semanalmente

  • Verifique as condições da borda da piscina e faça a limpeza se for necessário;
  • Verifique a alcalinidade da piscina e corrija-a se necessário;
  • Utilize algicidas de manutenção na piscina especialmente na época das chuvas;
  • Utilize auxiliares de filtração, também chamados de clarificantes, para ajudar o filtro na retenção de impurezas
  • Faça a aspiração da piscina sempre que perceber um acúmulo de sujeiras no fundo.

Para ver este processo com mais detalhes, confira nosso manual de limpeza de piscinas para iniciantes:

Conclusão

É fácil perceber que, apesar de ser um resumo da limpeza da piscina, é mais fácil contar com profissionais para fazer este tratamento. Se quiser, ou precisar, colocar a mão na massa, este foi um pequeno resumo da limpeza da piscina e, seguindo-o, você terá boas chances de manter a piscina sempre cristalina e saudável.

Acesse os links adicionados ao longo do texto para saber mais sobre os assuntos relacionados e, se tiver alguma dúvida na hora de cuidar da sua piscina, fale conosco!