Um dos textos mais acessados no nosso blog é o que trata de algas na piscina:

Ainda assim, mesmo depois de ler todo o texto, várias pessoas tentam seguir nossas recomendações e voltam dizendo:

eu já fiz de tudo e minha piscina continua verde!

Existe ainda quem vai além dizendo:

A química da água está perfeita, eu fiz um tratamento de choque, coloquei algicida, deixei filtrando e ela continua verde! Me ajuda por favor!

Você realmente já fez de tudo?

Piscina verdeO fato é que cada piscina é um caso diferente e para desmontar esta história precisamos explicar parte por parte, o que cada uma dessas ações deveria abarcar.

Em outras palavras, vamos te mostrar alguns pontos que você deve observar antes de dizer “Eu fiz de tudo e a água continua esverdeada“.

“A química da água está perfeita”

Entenda que o balanceamento químico da piscina só estará perfeito nas seguintes condições:

Explicando de forma breve, você precisa manter estes níveis pelos seguintes motivos:

  • a alcalinidade influencia na cristalinidade da água e influencia na variação do pH.
  • o pH por sua vez influencia na proliferação de algas e na eficácia do cloro.
  • por último, o cloro livre possibilita o controle do desenvolvimento de algas e bactérias na piscina.

Resumindo, uma coisa leva à outra!

Se sua piscina estiver desta maneira e conseguir se manter assim por pelo menos um dia inteiro, ela realmente está perfeitamente balanceada e você pode começar a olhar os outros itens…

“Eu fiz o tratamento de choque”

Faça uma supercloração na piscina verdeNós sempre recomendamos e muita gente realmente se atém às instruções no rótulo dos produtos. Com o cloro não é diferente!

O que acontece é que algumas vezes, quando a piscina está com um tom escuro de verde, impossibilitando até mesmo ver o fundo e as paredes, esta dosagem pode não ser suficiente para interromper o desenvolvimento das algas ali presentes.

Nossa recomendação para estes casos é tentar utilizar um tratamento de choque sem cloro antes de adicionar o cloro.

Dê uma lida no nosso texto sobre oxidação de choque para entender exatamente o que queremos dizer:

Os oxidantes sem cloro podem eliminar o excesso de matéria orgânica e deixar a piscina pronta para receber o cloro que vem com o objetivo primário de eliminar algas e bactérias da piscina.

Sem terra, poeira, folhas e outros detritos para oxidar, o cloro faz o seu papel de maneira mais eficiente.

Ok! Sabemos que este tipo de tratamento de choque é caro mas não existe outra forma! Ou a gente dá um jeito na piscina ou ela vira um criadouro do mosquito da dengue! E dengue na piscina não dá, não é mesmo?

“Eu coloquei algicida”

Algicida de choqueAlgicida são produtos usados essencialmente na prevenção de algas. Depois da eclosão, quando a piscina já está absolutamente verde, ele já não é tão bom assim…

Nós somos favoráveis a mudar este nome inclusive! Os algicidas são mais algistáticos do que algicidas propriamente ditos pois funcionam melhor na supressão e no controle das algas do que na sua eliminação!

Além do mais, adicionando algicida e dando choque de cloro em seguida você inutiliza o algicida e ainda corre o risco de causar manchas na piscina.

Para matar algas a ideia é utilizar uma grande quantidade de cloro, geralmente cerca de 14 gramas para cada mil litros. Só depois de ter o nível de cloro de volta ao normal é que a piscina estará realmente pronta para o uso.

“Eu deixei a piscina filtrando”

Filtro da piscinaQuando o objetivo é ter a piscina cristalina e saudável novamente, nossa recomendação é deixar o filtro funcionando 24 horas!

Mas o que vemos na prática é que geralmente deixam a piscina filtrando por oito horas somente e sempre à noite.

A prevenção e eliminação das algas exige um tempo de filtração consistente. A circulação deve ser acionada (motobomba da piscina) e a filtração deve acontecer ininterruptamente (filtro da piscina)! Somente assim é possível garantir que os produtos químicos vão conseguir cumprir seus respectivos papéis.

A filtração durante o dia é importante pois é quando as algas estão realizando fotossíntese ativamente.

Para conjuntos filtrantes bem dimensionados (ou super dimensionados) cerca de 12 horas de filtração divididas ao longo do dia podem resolver o problema. Contudo, as piscinas geralmente possuem conjuntos filtrantes que exigem mais tempo para circular todo o volume da piscina… E se não for pra filtrar durante o tempo necessário, a filtração só trará mais problemas.

Certifique-se de utilizar um temporizador na casa de máquinas para não ter que ligar e desligar o filtro mais de vinte vezes por dia pois, caso seja esta a situação, você certamente falhará! Não me venha pagar de super herói, rapaz!

E a saúde do filtro?
  • Está ligando e desligando nos horários determinados todos os  dias?
  • Está retendo a poeira, a terra e outras impurezas até que a pressão interna aumente e o manômetro indique a necessidade de retrolavagem?
  • E você está retrolavando sempre que isto acontece?
  • Se seu filtro é de cartucho, tem feito a limpeza e a manutenção necessária no cartucho?
  • Tem reparado se há acúmulo de areia ou sujeira no fundo da piscina indicando a necessidade de manutenção nas crepinas?
  • Já tentou usar clarificante na piscina para otimizar a filtração diária

Em muitos casos, quando a piscina permanece verde depois de vários e vários produtos químicos, pode ser necessário substituir o elemento filtrante: trocar a areia do filtro de areia ou trocar o cartucho do filtro de cartucho.

“Fiz isso, fiz aquilo e a piscina continua verde”

Antes de mais nada, vamos ver se você realmente fez tudo isso?

Partindo do princípio de que a água está perfeitamente balanceada, vamos às sugestões finais:

  1. Substitua o elemento filtrante da piscina, seja o cartucho do filtro ou mesmo a areia.
  2. Se não resolver, talvez seja necessário repensar o dimensionamento do filtro e comprar um conjunto filtrante mais potente.
  3. A substituição de parte da água pode ser uma última saída se ela estiver muito, mas muito cheia de produtos químicos e sujeira.

Espero que esta publicação ajude aqueles que costumam dizer “Por que minha piscina continua verde?“. Na maior parte dos casos se trata de:

  1. Tratamento de choque com cloro insuficiente para eliminar algas e bactérias.
  2. PH desregulado, geralmente pra baixo, ou algum outro desbalanceamento químico prejudicando a eficácia do cloro.
  3. Subestimação da importância do filtro da piscina especialmente durante o dia.
  4. Necessidade de substituição da areia do filtro ou do cartucho do filtro.
  5. Filtro e bomba muito pequenos para a piscina.
  6. Problema na válvula do filtro ou nas crepinas.
  7. Problema na motobomba da piscina comprometendo a eficiência da filtração.
  8. Cloro muito antigo, passado da validade, com sua eficiência comprometida. (Sim! Isto acontece!)

Compartilhe este texto com seus amigos que cuidam da piscina! Nunca mais eles vão dizer “Eu fiz de tudo e a piscina continua esverdeada!“.

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

6 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia pool, preciso de um auxilio, peguei uma piscina de fibra 48m3, para fazer o tratamento de choque, só que ao chegar ao local, constatei que a piscina esta sem uso á mais de 4 anos, analisei o ph ok, alcalinidade um pouco acima, só que o diferencial desta piscina é que ela tem incrustações nas paredes, inclusive o pessoal há um tempo atrás chegou a tentar tirar com “solopan” kkkk, realmente ela está bem grudada, acredito que um tratamento de choque convencional, com cloro ou algicida e decantador não irá resolver o problema, tem alguma dica para me passar? estou com receio de pegar esta manutenção e não conseguir remover está sujeira. Fiz o teste e dureza calcica, mas esta dentro dos padrões, pois a água é de poço, mas muito boa!

    • Nossa recomendação é que utilize a escova nos pontos com incrustações, para certificar-se de que a sujeira vai sair, Gustavo. Além disso, e até mesmo antes, é preciso deixar claro para o cliente que pode haver algum vestígio que sairá somente com a limpeza de manutenção. Dependendo do estrago pode ser necessário até pintar a piscina de fibra novamente.

  2. Oi bom dia!! Estou com um probleminha, só vou à casa de praia de 15 em 15 dias.
    Posso fazer o tratamento da piscina(Fibra de vidro)com 3×1 da Genco?
    Consigo normalizar com esse produto se tiver verde?
    Obrigada pela compreensão.

    • Normalmente é necessário algum nível de automatização da limpeza para facilitar a vida de quem pode limpar a piscina somente de 15 em 15 dias, Helena. Recomendo a instalação de um timer, de um dosador de cloro e de um sistema de desinfecção UV bem como uma capa de proteção. Todos estes equipamentos facilitariam bastante a sua vida. Apenas com este cloro 3×1 não é possível manter a piscina sempre pronta pro uso quinzenal, infelizmente.

DEIXE SEU COMENTÁRIO