Início Dicionário da Piscina Dicionário da piscina – Palavras, expressões e conceitos explicados

Dicionário da piscina – Palavras, expressões e conceitos explicados

39 minutos de leitura.

Vamos manter esta publicação sempre atualizada como um Dicionário da Piscina. Ela funcionará como um glossário do tratamento de piscinas e você poderá consultar sempre que necessário. Se quiser sugerir algum termo, se não souber o significado de alguma palavra, escreva no campo de comentários (lá embaixo) que atualizaremos o texto sempre que possível com estes novos termos e expressões usados no universo das piscinas.

Você não precisa de um dicionário na piscina, a partir de agora você pode consultar este nosso glossário e tirar todas as suas dúvidas com relações às palavras e expressões que você não conhece.

A

Acidez

Acidez na piscina acontece quando o pH desce muito. Quanto mais baixo for o pH, maior a acidez da água. A escala da acidez é a escala logarítmica do pH que vai de 0(zero) a 14. 0(zero) é o mais ácido e 14 é o mais básico. O 7, no meio da escala, é o valor neutro.

Saiba mais:

Ácido Cianúrico

O ácido cianúrico é uma substância usada pelos fabricantes de cloro para deixar o cloro mais resistente à ação solar. Ele reduz ligeiramente o poder de desinfecção do cloro mas prolonga a vida útil do cloro livre na piscina já que o torna resistente aos raios do sol.

Ácido Hipocloroso

Ácido Hipocloroso é o composto químico (de fórmula HOCl) responsável pela eliminação dos contaminantes da água. Dentre outros subprodutos, o ácido hipocloroso é formado a partir da dissolução do cloro na água. De uma maneira bem grosseira podemos entendê-lo como “Cloro Livre” por ser a forma ativa do cloro na água. Quando o cloro granulado é adicionado à piscina, ele se dissolve formando uma série de compostos e um destes é o ácido hipocloroso, eficiente oxidante e sanitizante para a água da piscina. Elimina algas bactérias e outros microrganismos penetrando na parede das células e atingindo suas partes vitais.

Acidulante

Acidulante é uma substância ácida (que tem pH baixo), usada para neutralizar ambientes alcalinos (básicos ou que tem pH alto). Em outras palavras são produtos usados para diminuir o pH da água. Fora do universo das piscinas os acidulantes são usados para intensificar o gosto azedo dos alimentos. Mas quando se trata de piscinas, a função dos acidulantes é reduzir o pH da água. Vários fabricantes utilizam o Ácido Muriático em diferentes concentrações como diminuidor do pH, ou seja, como acidulante para piscinas.

Saiba mais:

Água dura

Dizemos que a água é dura quando sua dureza cálcica, ou dureza de cálcio, está elevada.

Saiba mais:

Água mole

Dizemos que a água é mole quando sua dureza cálcica, ou dureza de cálcio, está muito baixa.

Saiba mais:

Alcalinidade

No universo das piscinas, a Alcalinidade, também chamada de Alcalinidade Total, é um parâmetro que precisa ser administrado, assim como o pH e o cloro livre. O que determina se ela está alta ou baixa é a presença de carbonatos, bicarbonatos e alguns outros íons. A alcalinidade total é a soma da alcalinidade produzida por todos esses íons.

Saiba mais:

Alcalinizante

Alcalinizante é uma substância básica (que tem pH alto) usada para neutralizar ambientes ácidos (que tem pH baixo). Em outras palavras, são produtos usados para elevar o pH da água. Fora do universo das piscinas os alcalinizantes são encontrados como produtos de limpeza. Mas quando se trata de piscinas, a função do alcalinizante é elevar o pH da água. Existe uma pequena confusão com esta nomenclatura e é possível encontrar como “alcalinizante” produtos que aumentar a alcalinidade da água (como o próprio nome induz). Para você não ficar confuso, lembre-se que a alcalinidade no universo das piscinas não é a mesma alcalinidade vista na química! No universo das piscinas, alcalinidade significa capacidade de neutralizar ácidos. Fora deste nosso setor, alcalinidade de uma substância mostra quão alcalina ela é (ou quão alto é seu pH).

Saiba mais:

Aedes Aegypti

Aedes Aegypti é o mosquito que transmite a dengue e a febre amarela. É menor do que os pernilongos comuns, preto com listras brancas. Possui asas translúcidas e o barulho que faz ao voar é praticamente inaudível ao ser humano. Somente o Aedes Aegypti fêmea pica para se alimentar de sangue para o amadurecimento dos ovos. Tem aproximadamente um mês de vida e pode colocar em torno de 200 ovos. Seus ovos não são postos diretamente na água mas a milímetros da superfície e por isso é importante, além de cuidar da piscina, limpar as bordas!

Saiba mais:

Algas

Algas de piscinas são microrganismos vegetais de uma única célula que precisam de luz e nutrientes para sobreviver. Elas, assim como as plantas, possuem um pigmento verde chamado clorofila. As algas são responsáveis pela tonalidade verde que a piscina adquire sobretudo depois de chuvas intensas e alguns dias sem tratamento adequado. Elas chegam às piscinas através do ar, através das chuvas, através de insetos e pelo próprio reabastecimento da piscina. Elas se proliferam com facilidade em piscinas aquecidas, com abundância de luz solar, na presença de dióxido de carbono, e na falta de tratamento adequado (mais especificamente em águas sem desinfecção adequada). Sozinhas as algas não representam riscos à saúde humana, entretanto, elas podem, indiretamente, ser prejudiciais pois tornam as superfícies escorregadias, deixam a água turva e verde (o que torna a natação perigosa pela falta de visibilidade debaixo da água), favorecem o desenvolvimento de bactérias, aceleram o consumo do cloro adicionado à piscina, deixam a água com cheiro e gosto característico, aumentam a demanda de retrolavagem do filtro, dificultam a ação dos agentes sanitizantes como o cloro e uma série de outros problemas.

Saiba mais:

Algicida

Algicida é uma substância usada para matar algas. No universo das piscinas é exatamente isso! São produtos químicos usados para eliminar algas que podem estar se desenvolvendo na água. Não pode ser colocado no mesmo dia em que o cloro for adicionado à água e geralmente é aplicado semanalmente. É comumente encontrado em lojas de piscinas em duas formas: algicida de choque e algicida de manutenção. Algicidas de choque são usados para piscinas já tomadas por algas pois são mais fortes e possuem um efeito maior. Algicidas de manutenção são geralmente aplicados semanalmente para manter a piscina livre de algas.

Saiba mais:

Algicida de choque

Algicida de choque é o nome de um produto químico usado quando a piscina está completamente tomada por algas. Ele não pode ser usado no mesmo dia que o cloro e normalmente precisa que o filtro seja desligado para que ocorra a decantação das algas mortas.

É o produto usado para realizar um tratamento de choque para eliminar algas resistentes ao cloro.

Saiba mais:

Algicida de manutenção

Algicida de manutenção é uma substância usada para impedir a proliferação de algas na piscina. Observe que há uma diferença entre este e o algicida de choque. O algicida de manutenção, conforme o nome diz, é usado quando a piscina ainda está em condições de uso apenas para impedir o crescimento de algas. Já o algicida de choque é usado para matar algas que já se desenvolveram na piscina.

Saiba mais:

Antiturbilhão

Dreno antiturbilhão, dispositivo anti turbilhão, ralo anti turbilhão ou simplesmente anti turbilhão é um dispositivo de sucção seguro que puxa a água da piscina para alimentar o sistema de filtração sem oferecer riscos aos usuários da piscina. É instalado no ralo de fundo das piscinas para evitar que a sucção da motobomba pelo ralo de fundo consiga puxar o pé, os cabelos e outras partes do corpo de banhistas.

Areia

Areia é o elemento filtrante usado em filtros rotomoldados. Em outras palavras, areia é o que de fato filtra a água na maior parte dos filtros usados em piscinas de grande porte. Fica dentro do tanque dos filtros e tem como objetivo reter as impurezas presentes na água.

Saiba mais:

Aspiração

Aspiração é o processo de remoção das impurezas depositadas no fundo da piscina. Normalmente utiliza-se a motobomba da piscina com o filtro na posição “FILTRAR” quando o desejo é que a água aspirada passe pelo filtro e retorne para a piscina. É possível aspirar a piscina drenando ao ligar a motobomba com o filtro da posição “DRENAR” e o registro do esgoto aberto. Nesta última configuração seu sistema estará aspirando a água pela aspiração e mandando-a diretamente para o esgoto sem passar pela areia do filtro.

Saiba mais:

Aspirador

O aspirador, ou carrinho de aspiração, é um equipamento manual usado para aspirar o fundo da piscina. É usado em conjunto com o cabo telescópico e a mangueira de aspiração para retirar impurezas depositadas no fundo da piscina. Pode ser encontrado em diversos modelos e cada um deles possui vantagens e desvantagens e, de acordo com estas, são indicados para determinados tipos de piscinas. Aspiradores com cerdas, por exemplo, são recomendados para piscinas de vinil pois não tendo rodinhas não oferecem risco ao revestimento.

Autoescorvante

Autoescorvante é a designação para motobombas que conseguem puxar a água da piscina mesmo estando com seu interior vazio. Em outras palavras, são bombas que conseguem puxar a água mesmo estando acima do nível da piscina.

Saiba mais:

B

Bactérias

Bactérias são microrganismos invisíveis a olho nu que, em condições propícias se desenvolvem nas piscinas e podem causar doenças e infecções nos banhistas. Dentre os sintomas destas doenças podemos citas principalmente a diarréia, náuseas e o vômito. Para eliminar as bactérias da piscina é preciso utilizar algum produto químico como o cloro ou algum outro método de desinfecção como o gerador de ozônio ou um sistema de desinfecção ultra violeta.

Saiba mais:

Barrilete

Barrilete ou Válvula Barrilete é um dispositivo que possibilita alterar o fluxo da água no interior da casa de máquina da piscina. É instalada na tubulação de sucção da motobomba e tem como principal função a escolha do local através do qual a bomba deve puxar a água da piscina. Geralmente é composto por pelo menos três registros: um que puxa a água do ralo de fundo, um outro que puxa a água do dispositivo de aspiração e um terceiro que puxa a água do skimmer.

Barrilha leve

Barrilha leve é um produto químico usado para elevar o pH da piscina. Também conhecido como elevador de pH ou Carbonato de Sódio, é um pó branco normalmente comercializado em embalagens plásticas de 1, 2 ou 5 quilos.

Normalmente pode ser substituído pelo Elevador de pH, produto líquido com o mesmo propósito.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto usado nas piscinas com o objetivo de elevar a alcalinidade. Ele pode ser comprado em casas de ração e também em lojas especializadas em piscinas.

Bomba de Calor

Bomba de calor, também chamada de trocador de calor, é um equipamento responsável pelo aquecimento da água da piscina. É mais econômico que o aquecimento essencialmente elétrico (que utiliza resistência elétrica) e gasta mais energia do que um sistema de aquecimento solar para piscinas. Seu funcionamento baseia-se em um sistema de refrigeração retirando o calor do ar ambiente e transferindo-o para a água da piscina.

Saiba mais:

C

Cabo Telescópico

É um equipamento manual usado no tratamento de piscinas. É basicamente uma haste de alumínio qie se estende com diversos tamanhos. Existem cabos telescópicos pequenos com até 1,5m e também existe grandes cabos telescópicos que podem ultrapassar os 6m de comprimento. Na ponta do cabo é onde se conecta o carrinho de aspiração, a escova e a peneira cata-folhas.

Capacidade da piscina

Chamamos de capacidade da piscina, ou volume total da piscina, a quantidade de água que ela suporta quando está cheia. É uma medição feita de acordo com a profundidade e com as dimensões da piscina. Normalmente é informada em litros(L) ou metros cúbicos (m³).

Saiba mais:

Clarificação

Clarificação é um processo que visa a redução da turbidez da água da piscina. É possível realizar a clarificação da água com o funcionamento adequado do filtro da piscina bem como utilizando decantadores que, depois de algumas horas com a piscina parada, conseguem fazer com que toda a sujeira que deixa a água turva desça para o fundo da piscina para que possa ser aspirada.

Clarificante

Clarificante é um produto químico usado para aglutinar as partículas de sujeira presentes na água da piscina. Também é chamado de auxiliar de filtração. Muitos decantadores podem ser usados como clarificantes bastando para isso utilizar uma dosagem menor do que aquela usada para decantar. No rótulo de decantadores que possuem esta função, é possível verificar as instruções para o uso como decantador e também as instruções para o uso como clarificante.

Saiba mais:

Cloro

O cloro é um elemento químico (de símbolo Cl e número atômico 17) encontrado na natureza em forma de gás e possui uma coloração verde amarelada. É um forte agente oxidante pois possui uma imensa afinidade eletrônica. No universo das piscinas, qualquer composto à base de cloro usado no tratamento da água é chamado pelo nome do elemento. Dentre os vários compostos clorados usados com este fim, podemos citar o Hipoclorito de Sódio, o Hipoclorito de Cálcio, o Dicloro, o Tricloro, etc. Cada um destes compostos se apresenta de uma forma, mas normalmente são vendidos líquidos, em tabletes, em pó ou granulados. Possuem imenso poder alvejante e, nas piscinas, são adicionados para eliminar algas, bactérias e outros microrganismos patogênicos. O composto clorado adicionado à água pode se apresentar como Cloro Livre ou Cloro Combinado. São parâmetros importantes para entender a limpeza da piscina e, somados, constituem o Cloro Total, parâmetro igualmente importante.

Saiba mais:

Cloro Combinado

Cloro combinado é um composto formado a partir da reação do cloro com compostos nitrogenados presentes na piscina. Em outras palavras, o cloro combinado é quando o cloro se une à urina, ao suor, aos óleos e outros compostos que contém moléculas de Nitrogênio em sua composição. Para ilustrar de uma forma mais grosseira, cloro combinado pode ser encontrado quando adicionamos cloro numa piscina com urina. Pode ser chamado de Cloraminas, ou Cloro-Aminas, por ser a junção do cloro com radicais Aminas (compostos orgânicos nitrogenados derivados da amônia). O cloro combinado é o responsável pelo famoso cheiro de cloro na água das piscinas e só é percebido facilmente quando a piscina está precisando de mais oxidação, ou seja, de mais cloro. É possível medir o cloro combinado da piscina medindo o cloro total e subtraindo deste valor a quantidade de cloro livre.

Saiba mais:

Cloro Livre

Cloro Livre ou Cloro Residual (também chamado de Cloro Disponível ou Residual de Cloro) é a quantidade de cloro realmente ativo na água. É a quantidade de cloro que está realmente pronta para combater as impurezas que por ventura entrem em contato com a piscina. É a quantidade de cloro que sobre depois de oxidar toda a sujeira presente na piscina. É possível medir o cloro livre na piscina utilizando uma Fita de Testes.

Saiba mais:

Cloro Total

Cloro total é a quantidade de cloro livre somada à quantidade de cloro combinado presente na piscina. É possível medir a quantidade de cloro total na piscina utilizando o Estojo de Testes.

Saiba mais:

Cloração de choque

Cloração de choque ou tratamento de choque com cloro é quando se utiliza de uma superdosagem de cloro com o objetivo de eliminar qualquer microrganismo presente na água. A dosagem para realizar uma cloração de choque é cerca de 14 gramas para cada mil litros de água mas, antes de aplicar, é importante ler as instruções no rótulo pois esta quantidade pode variar de acordo com o fabricante do cloro.

Saiba mais

Cloração de Manutenção

A cloração de manutenção é a adição de cloro para manter a desinfecção da água. É necessária para evitar a proliferação de algas e bactérias na piscina. A ideia é manter o Residual de Cloro na piscina entre 1 e 3 PPM.

Saiba mais:

Cloraminas

Cloraminas, normalmente chamadas simplesmente de Cloro Combinado, são compostos químicos formados pela reação do cloro da piscina com compostos nitrogenados normalmente encontrados na urina, no suor e em outras impurezas na piscina. Sua presença está associada à falta de desinfecção da piscina e pode provocar um forte cheiro de cloro na piscina bem como irritar os olhos e a pele dos usuários.

Saiba mais:

Coletor Solar

Coletor Solar é um dispositivo que captura a energia térmica do sol e a transfere para a água da piscina. Coletores são os dispositivos básicos de um sistema de aquecimento solar que, quando destinados às piscinas, são feitos de um material emborrachado para evitar a corrosão provocada pelo cloro presente na água.

D

Demanda de cloro

Demanda de cloro é a quantidade de cloro que sua piscina precisa para eliminar as algas, bactérias e outras impurezas presentes nela num dado momento. É basicamente o que está faltando de cloro na água para que ela esteja segura neste exato momento.

Saiba mais:

Desinfecção

Desinfecção é um processo que visa eliminar algas, bactérias e outros microrganismos da água da piscina. É um passo fundamental no tratamento da piscina e pode ser considerado um dos três pilares de uma piscina saudável. Normalmente a desinfecção da piscina é feita com cloro mas pode ser otimizada com o emprego de métodos auxiliares como o gerador de ozônio ou os dispositivos de desinfecção ultra violeta.

Saiba mais:

Dimensionamento de Equipamentos

Dimensionamento de Equipamentos é o processo através do qual se determina a potência da motobomba para uma determinada piscina, o tamanho do filtro para uma determinada piscina ou mesmo a potência de um trocador de calor para uma determinada piscina. O dimensionamento do aquecedor solar, por exemplo, precisa levar em consideração, além do tamanho da piscina, sua área de superfície, a temperatura ambiente do local onde a piscina foi construída, a presença de sombras no local de instalação dos coletores e uma série de outras coisas. O dimensionamento correto é a chave para o bom funcionamento dos equipamentos da piscina, desde o filtro e a bomba até mesmo o aquecimento e a hidromassagem.

Dispositivo de Aspiração

Dispositivo de aspiração é um pequeno bocal instalado na lateral da piscina que tem como objetivo permitir a conexão da tubulação de aspiração da casa de máquinas com uma mangueira de aspiração. É utilizado sempre que houver a necessidade de aspirar o fundo da piscina com o auxílio da mangueira de aspiração conectada ao carrinho aspirador que por sua vez fica na ponta do cabo telescópico. Via de regra é instalado 20 centímetros abaixo do da superfície da água. No funcionamento normal da piscina este dispositivo nunca deve ser usado para filtração da água já que sua sucção pode facilmente puxar uma pessoa que encostar na parede em que ele está localizado. O ideal é fechar o registro da aspiração sempre que terminar de realizar a limpeza da piscina.

Dispositivo de Retorno

Dispositivo de retorno é um pequeno bocal através do qual o sistema de filtração da piscina retorna com a água para dentro da piscina. Sua instalação varia de acordo com o projeto da piscina já que ele é determinante para a circulação eficiente da água. A circulação é considerada um dos três pilares para uma piscina saudável.

Saiba mais:

Dreno

Dreno é o dispositivo instalado no fundo da piscina e também é chamado de Ralo de Fundo. No funcionamento normal da piscina, o sistema de filtração trabalha puxando a água através do Skimmer e do Ralo de Fundo. Como são dispositivos que estão sempre puxando a água para a filtração, é importantíssimo que se instale no dreno dispositivos para evitar que pessoas, sobretudo as crianças, fiquem presas devido à esta sucção.

Dicloro

Dicloro é um composto clorado (normalmente chamado simplesmente de cloro) usado na desinfecção da água da piscina. É normalmente encontrado em pó ou granulado e possui como principal diferencial a estabilização. Esta estabilização é, na realidade, a adição de um determinado composto, chamado (Ácido Cianúrico ou Ácido Isocianúrico) que impede que os raios solares degradem o cloro tão rapidamente depois que ele é adicionado à piscina. Apesar de ser excelente para piscinas que ficam sob o sol, o cloro estabilizado é menos eficiente e seu uso contínuo pode causar o que chamamos de superestabilização: uma situação onde a eficiência do cloro fica extremamente comprometida devido ao acúmulo de estabilizante (proveniente do uso do Dicloro) na água. Para evitar esta situação basta substituir o Dicloro por algum outro composto clorado não estabilizado ou substituir uma pequena parte da água da piscina. Vale dizer, ainda, que é um cenário extremamente raro já que a água da piscina está sempre sendo reposta devido às retrolavagens, à evaporação e ao entra-e-sai de usuários.

E

Eletrólise

Eletrólise é o processo decomposição de um composto mediante à aplicação de uma corrente elétrica. No universo das piscinas, a eletrólise salina é um processo usado para geração controlada de cloro à partir do sal adicionado à piscina.

É feita a partir dos geradores de cloro para piscina.

Saiba mais:

Elevador de pH

Elevador de pH é um produto específico usado, conforme o próprio nome diz, para aumentar o valor do pH da piscina. Normalmente é líquido, concentrado e possui um pH extremamente básico (alcalino). Quem tem dificuldades com o uso da Barrilha Leve, pode optar pelo Elevador de pH, haja vista que eles são aplicados com o mesmo propósito.

Escada

A escada é um acessório que facilita a entrada e a saída de usuários da piscina. Podem ser feitas de diversos materiais e com diferentes formatos. Geralmente são encontradas em tubos de aço inox com diâmetro de 1.1/2″. Podem ter degraus de plástico (geralmente ABS) ou de inox. A quantidade de degraus varia conforme a profundidade da piscina e é possível encontrar, nas piscinas mais profundas, escadas com até cinco degraus.

Estabilização do Cloro

A estabilização do cloro é obtida através da adição de Ácido Cianúrico à água. Este composto é naturalmente adicionado pelos fabricantes de cloro às versões estabilizadas de cloro. Em outras palavras, cloros chamados de estabilizados possuem Ácido Cianúrico em sua composição. Quando tem-se um residual superior a 30 ppm de Ácido Cianúrico na piscina, dizemos que o cloro da piscina está estabilizado.

Estabilizador de pH

Estabilizador de pH (também chamado de elevador de alcalinidade, pH certo ou pH estável) é um produto usado para elevar a alcalinidade da piscina que, como consequência, faz com que o pH pare de variar bruscamente.

Saiba mais:

Estojo de Testes (Kit de Testes)

O Estojo de Testes é um dos principais equipamentos manuais para o tratamento de piscinas pois com ele é possível medir o Cloro Total e o pH da piscina.

Saiba mais:

F

Filtração

A filtração é um processo de separação que acontece nas piscinas com o auxílio do conjunto filtrante composto por Filtro + Motobomba. O objetivo da filtração é reter as partículas sólidas suspensas na água e permitir que a água retorne limpa para a piscina. Para determinar a quantidade de horas de filtração que uma piscina demanda é preciso calcular quanto tempo o conjunto filtrante instalado na piscina demora para filtrar todo seu volume de água. Se o conjunto filtrante precisa de 8 horas para filtrar toda a sua piscina, então este é o tempo diário de funcionamento da sua casa de máquinas. Filtros maiores conseguem filtrar mais água em menos tempo, logo, se seu conjunto filtrante demora apenas 4 horas para filtrar todo o volume de água, sua piscina poderá ser filtrada por este tempo. Os principais elementos filtrantes usados em filtros de piscinas são: tecido, areia e zeolita.

Saiba mais:

Filtro

O filtro é um equipamento produzido com processo de rotomoldagem e é utilizado para executar a filtração da piscina. É indispensável pois é responsável pela maior parte do tratamento físico da piscina. Funciona sempre em conjunto com uma motobomba e utiliza sempre um determinado elemento filtrante para realizar a filtração propriamente dita. A operação do filtro é relativamente simples especialmente devido à presença da válvula multi vias com uma série de posições diferentes: “FILTRAR”, “RECIRCULAR”, “RETROLAVAR”, “PREFILTRAR” e “FECHAR”. A capacidade do filtro deve ser determinada de acordo com a quantidade de água a ser filtrada. O tempo de filtração por dia também deve ser determinado de acordo com o tamanho do filtro mas não deve ultrapassar 8 horas por dia. Caso seja necessário mais de 8 horas por dia para filtrar todo o volume de água da piscina, significa que o filtro escolhido está subdimensionado, ou seja, pequeno para a piscina em questão.

Saiba mais:

Filtro de Piscina

Vide “Filtro”.

Filtro Rotomoldado

Vide “Filtro”.

Fita Teste

A Fita Teste, ou Fita de Teste, é um dispositivo de medição usado no controle do pH, do cloro livre e da alcalinidade total. Algumas fitas ainda medem o estabilizante de cloro e a dureza de cálcio.

Saiba mais:

G

Gerador de Cloro

O gerador de cloro é um equipamento que funciona de maneira autônoma com a função de gerar cloro livre para a piscina. Seu funcionamento é baseado na eletrólise salina e possui como efeito colateral a aceleração da corrosão de objetos metálicos que estejam em contato com a água. É um sistema de cloração automática e pode ser instalado na casa de máquinas juntamente com a motobomba e o filtro. Pode ser usado para o tratamento de choque mas também é excelente para manutenção do cloro livre da piscina. O equipamento é composto por um painel de controle e uma célula de eletrólise. Para que seu funcionamento ocorra conforme o planejado é preciso adicionar sal especial para piscinas à água e conforme ele vai funcionando é possível perceber a deposição calcária nas superfícies da piscina.

Saiba mais:

H

Hidromassagem

A hidromassagem é a mistura de ar e água proporcionada pelo dispositivo de hidro, ou jato de hidro, que promove uma massagem relaxante ao atingir o corpo. A hidromassagem é conhecida por ser usada em banheiras e spas mas também está presente nas piscinas mais modernas e luxuosas. Para ter uma hidromassagem em sua piscina você precisa planejar desde a construção já que se faz necessária a instalação de uma motobomba específica para a hidro bem como a instalação dos dispositivos de hidro e das entradas de ar de cada dispositivo. É uma massagem que ativa a circulação do sangue e as terminações nervosas.

Hipoclorito de cálcio

Hipoclorito de cálcio é uma substância química, cuja fórmula é Ca(ClO)2, muito usada no tratamento de água. É encontrado em pó, numa forma relativamente estável e possui mais cloro disponível do que o hipoclorito de sódio (cloro líquido).

Saiba mais:

Hipoclorito de sódio

Hipoclorito de sódio é uma substância líquida pouco estável, com fórmula química NaClO, muito usada como desinfetante de piscinas e também como desinfetante de uso geral (alvejante). É basicamente o composto da conhecida “Água sanitária”, produzido pela reação do cloro com o hidróxido de sódio e possui menos poder de oxidação do que o Hipoclorito de cálcio.

Saiba mais:

I

J

K

Kit de Testes

Vide “Estojo de Testes”.

L

LED

LED é uma sigla que significa “Light Emitting Diode”, ou, em português, “Diodo Emissor de Luz”. Na realidade LED é uma tecnologia de condução de luz mas no universo das piscinas costumamos chamar a própria luminária de LED. As lâmpadas LED são extremamente econômicas e podem ser encontradas em diversas formas, cores e tamanhos. Atualmente é possível encontrar lâmpadas LED para piscinas feitas em ABS, Alumínio e alguns outros materiais.

M

Manômetro

Manômetro é um indicador de pressão que fica instalado na base e/ou na parte superior da válvula do filtro de areia da piscina. Seu objetivo é informar acerca da pressão interna do filtro que, por sua vez, é útil para saber quando é preciso realizar a retrolavagem do elemento filtrante. Além de saber o momento de retrolavar, a observação do manômetro também pode nos informar sobre algum possível problema no filtro. Se a pressão interna do filtro ultrapassar 1,5 Kg/cm2 é preciso retrolavar a areia já que existe um acúmulo de sujeira impedindo que a água passe pelo seu interior.

Saiba mais:

Metro Cúbico ou m³

O metro cúbico é uma unidade de medida de volume muito usada para determinar a quantidade de água existente numa piscina. Um metro cúbico equivale a mil litros de água. 1m³ = 1000 litros.

Saiba mais:

Monofásico

Monofásico é a denominação da tensão de um equipamento elétrico que possui apenas um caminho de condução elétrica. Em outras palavras, é chamado de monofásico o equipamento (bomba, aquecedor e etc) alimentado somente com uma fase de energia.

N

O

Ozonizador

O ozonizador, ou gerador de ozônio, é um equipamento que normalmente é instalado na casa de máquinas, mais especificamente na tubulação de retorno da piscina, para injetar o gás ozônio na tubulação com o intuito de oxidar impurezas presentes na água. Ele produz ozônio (O³) a partir do oxigênio presente no ar e tem como subproduto água líquida. O ozônio é um poderoso gás bactericida e elimina também algas, vírus e outros microrganismos de maneira mais eficiente que o próprio cloro.

Saiba mais:

P

PH

É uma medida que determina a acidez de uma determinada substância. No universo das piscinas é o que determina a acidez da água. Sua escala varia de 0,0 a 14,0, sendo 7,0 o ph correspondente a neutralidade. O ideal para piscinas é que se mantenha o pH sempre em 7,2. Se o pH descer demais a água fica mais ácida e diminui a eficiência do cloro e de outros produtos químicos. Se o pH subir demais ele também determina a ineficácia do cloro e de outros produtos bem como torna a água turva. Em qualquer situação de desequilíbrio, ou seja, com o pH abaixo ou acima de 7,2, os usuários deverão perceber desconforto ao usar a piscina. Em casos extremos é nítida a irritação na pele e nos olhos.

Saiba mais:

Potência

Potência é a quantidade de energia liberada por meio de uma fonte por um determinado tempo. No universo das piscinas a potência é usada para determinar a força das motobombas e de outros equipamentos. Diz-se que a motobomba tem meio cavalo de potência, um cavalo de potência e etc. Fora desse mundo das piscinas é possível ver a medida da potência em várias unidades: watts, joule, cavalo, e etc.

PPM

PPM é uma unidade de medida de concentração e sua sigla significa “Partes Por Milhão”. No universo das piscinas mede-se a quantidade de cloro, a alcalinidade e uma série de outras coisas usando Partes Por Milhão.

Saiba mais:

Pré Filtro

Pré-filtro é um compartimento que existente na maior parte das motobombas usadas como força motriz do sistema de filtração de piscinas. Seu objetivo é reter detritos maiores como chaves, moedas, pequenos gravetos, grampos de cabelo, pedras, folhas, tampinhas e etc. É uma espécie de cesta que impede estes itens de chegarem perto do rotor da motobomba. É interessante que se faça a limpeza o pré-filtro pelo menos de quinze em quinze dias especialmente quando a piscina encontra-se muito suja ou depois de uma limpeza muito pesada.

Pressostato

O pressostato é um dispositivo que permite determinar a pressão de determinados equipamentos como o trocador de calor, por exemplo. Geralmente são instalados numa espécie de receptor com um oficio que permite que ele faça a medição da pressão e informe os dados para o dispositivo que fará a leitura do mesmo (normalmente um circuito integrado que faz este tipo de leitura).

Q

R

Ralo de Fundo

O ralo de fundo é também chamado de dreno e ganha notoriedade nos acidentes com crianças presas à piscina. Os acidentes com ralos de fundo acontecem pois ele é o dispositivo pelo qual a motobomba puxa a água para o processo de filtração. Normalmente é instalado na parte mais profunda da piscina e é indispensável para uma filtração eficiente. Para a segurança da piscina, é interessante que ele seja do tipo anti turbilhão.

Redutor de PH

O redutor de pH é um produto químico essencialmente constituído de uma solução ácida para reduzir o pH da água. Ele deve ser usado sempre que o ph da piscina estiver superior a 7,4 conforme especificações dos fabricantes. Normalmente o redutor de pH também é usado para reduzir o valor da alcalinidade. Por ser um produto químico, sobretudo por ser um ácido, é importante mantê-lo longe do alcance de crianças e animais.

Saiba mais:

Refletores

Refletores são equipamentos considerados opcionais na construção da piscina pois sua função se resume basicamente à iluminação da piscina. Proporcionam beleza e conforto para os banhistas utilizando, normalmente, apenas 12 Volts. Os refletores feitos para uso em piscinas são totalmente blindados e o sistema, independente de qualquer coisa, deve ser aterrado. A determinação da quantidade de refletores que sua piscina deve ter é feita baseada num projeto de iluminação.

Saiba mais:

Residual de Cloro

Residual de cloro é a quantidade de cloro que está livre na água para oxidar as impurezas que por ventura venham a entrar em contato com a piscina. É o que resta na piscina depois de clorar a água e aguardar o primeiro choque de oxidação. O cloro livre também é aquilo que sobra de cloro depois que a demanda de cloro é consumida. Numa conta simples, tem-se que o Residual de Cloro (ou cloro livre) é igual a quantidade de cloro que você coloca menos a demanda de cloro (que é consumida nos primeiros minutos depois de adicionar o cloro à água). Ou seja:

Cloro Livre = Dose de Cloro -Demanda de Cloro

Saiba mais:

Retorno

Retorno pode se referir ao dispositivo de retorno (Vide “Dispositivo de Retorno”) ou à toda tubulação de retorno da água para a piscina.

Rotomoldagem

“Rotomoldado” é a denominação dos filtros de areia produzidos no Brasil pois são, em sua maioria, criados a partir de um processo de rotomoldagem. A rotomoldagem é um processo industrial que, através do aquecimento de certas substâncias dentro de um molde, produz o bojo dos filtros e alguns outros objetos.

S

Sistema Drenante

Chamamos de Sistema Drenante um conjunto de peças internas do filtro de areia composto por um tubo PVC, um distribuidor de crepinas e também as crepinas. Ele fica no centro do bojo do filtro e possibilita o caminho da água em seu interior.

Skimmer (Coadeira de Superfície)

O skimmer, támbém conhecido como Coadeira de Superfície, é um dispositivo instalado na linha da superfície da água, geralmente na parede contrária dos dispositivos de retorno da piscina, com o objetivo de realizar a filtração da água da superfície da piscina. É eficiente para capturar folhas, poeira e insetos que ficam na superfície da piscina antes de afundar. Também é comum vê-lo instalado na última parede da direção para a qual o vento geralmente sopra para otimizar sua performance. Tudo que ele captura permanece numa cesta, como se fosse um pré filtro e normalmente há uma válvula impede que esta sujeira retorne para a piscina. Normalmente é usado na filtração em conjunto com o ralo de fundo.

Sulfato de Alumínio

O Sulfato de Alumínio é um produto usado nas piscinas com o intuito de decantar a sujeira para possibilitar a aspiração posterior. Normalmente é usado em conjunto com a Barrilha Leve para neutralizar a redução do pH da piscina que ele provoca. É um composto que não deve, em nenhuma hipótese, passar pela areia do filtro porque tem a capacidade de “empedrá-la” reduzindo sua capacidade de retenção de impurezas.

Saiba mais:

Sulfato de Cobre

O Sulfato de Cobre é um produto químico com capacidade de inibir o crescimento de algas na piscina usado desde o século passado. Muitas pessoas utilizavam equivocadamente o produto para tornar a água azulada uma vez que esta é a coloração do produto. Rico em cobre, não pode ser usado em conjunto com o cloro pois a reação destes dois componentes provoca manchas azuladas em toda a piscina e, em casos extremos, deposita manchas metálicas avermelhadas no fundo da piscina.

Supercloração

Supercloração é o mesmo que Tratamento de Choque com Cloro e pode ser realizado adicionando cerca de 14 gramas de cloro para cada mil litros de água. É importante perceber que a supercloração tende a danificar o revestimento das piscinas de fibra bem como das piscinas de vinil. Além de danificar o revestimento da piscina, também é prejudicial para alguns equipamentos como os trocadores de calor que, tendo peças internas de cobre, sofrem um processo de corrosão devido ao excesso de cloro na água. A supercloração serve para eliminar a matéria orgânica da água, oxidar cloraminas e reverter a eclosão de algas.

Superestabilização

Superestabilização é um fenômeno extremamente raro (quase como uma lenda) caracterizado pelo excesso de Ácido Cianúrico na água.

T

Tricloro

Tricloro é o nome popular de uma categoria de compostos clorados. Normalmente se apresentam em forma de pastilhas, tabletes de cloro. São muito usados em cloradores flutuantes ou dosadores de cloro e tem como principal benefício a adição lenta e praticamente contínua de cloro na água.

Trifásico

Um equipamentos é chamado de trifásico quando precisa de três fases para funcionar. Em outras palavras, é um equipamento que possui três caminhos condutores de eletricidade.

Trocador de Calor

Trocador de calor, ou bomba de calor, é um sistema usado no aquecimento de piscinas como fonte principal de calor ou mesmo como sistema auxiliar de aquecimento. Utiliza um sistema de refrigeração para aquecer a água da piscina. É instalado na tubulação de retorno da piscina, ou seja, recebendo a água já filtrada, ele captura o calor do ar e o transfere para a água antes que ela retorne para a piscina. De maneira geral os trocadores de calor apresentam um bom desempenho, sobretudo em regiões mais quentes, e um custo energético bem abaixo dos aquecedores elétricos convencionais (que utilizam resistência elétrica).

Saiba mais:

Turbo Dreno

Turbo Dreno é um tipo de ralo de fundo que tem como principal característica o incremento da segurança da piscina já que dificulta a ocorrência de acidentes como um ralo anti turbilhão.

U

V

Vazão

Chamamos de vazão a quantidade de água passa num determinado ponto num determinado tempo.

X

Y

Z

Zeólita

Zeólita é um elemento filtrante extremamente poderoso na retenção de impurezas. É um material poroso empregado no tratamento físico da piscina assim como a areia especial para filtros. É usada no interior do bojo do filtro da piscina e consegue reter até oito vezes mais impurezas que a areia.

Atualizando o dicionário da piscina…

Esta publicação começou a ser escrita em Agosto de 2017 e segue sendo atualizada. Você pode nos ajudar enviando sugestões de palavras que quer saber o significado. A intenção é disponibilizar o Dicionário da Piscina para download quando ele atingir uma boa maturidade.

Contribua com o dicionário da piscina

Quer incluir algum termo no nosso dicionário? Não sabe a definição de alguma outra palavra? Escreva pra gente aqui embaixo no campo de comentários! Você tira sua dúvida e ajuda a comunidade!

Rafael Lacerda
Técnico em Biotecnologia, graduado em Sistemas de Informação, compartilha o que aprendeu ao longo dos anos limpando piscinas em Belo Horizonte. Cria sites na Agência Sete Clave e às vezes registra suas férias no Bora de Biz.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.